Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Uma viagem
por um
Portugal
inesquecível

Embarque numa viagem em 12 episódios pelos 739 km da Nacional 2, a estrada que atravessa o território e desafia à descoberta.

Mais do que uma Estrada, um caminho a descobrir

Mais do que uma Estrada, um caminho a descobrir


Publicado em 18 de Outubro de 2022 em 16:47 | Por Cofina Boost Content

Percorrer a Nacional 2 é ver Portugal passar diante dos olhos. Ao longo de doze episódios, os 739 quilómetros que atravessam Portugal de norte a sul são a promessa de uma viagem única e inesquecível. No pódio de maior estrada nacional, e terceira maior do mundo, esta rota histórica não se mede só pelo tamanho, mas pelo valor inegável das experiências que oferece, em todos os sentidos. E para todos os sentidos.

Descubra as paragens imperdíveis desta viagem. São 23 lugares para descobrir:

1. Santa Marta de Penaguião

Do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, à serra do Marão, a receção dos penaguienses promete uma visita divertida e feliz.

2. Restaurante O Príncipe

A gastronomia da região convida a momentos inesquecíveis. Neste restaurante de Chaves, destacam-se o arroz de marisco e as parrilhadas. Não se vá embora sem se deliciar com a carne Barrosã, o presunto e o famoso folar.

3. Peso da Régua

Este é um destino de enoturismo por excelência. Aproveite as tours, as provas de vinho e as mais incríveis paisagens.

4. Lamego

Foi neste município, dono de um legado histórico, cultural, arquitetónico e paisagístico único, que decorreram as lendárias Cortes de Lamego, em que D. Afonso Henriques foi aclamado Rei de Portugal.

5. Santa Comba Dão

É impossível ficar indiferente a este município. Aqui encontramos uma cidade, plena de romantismo e de pequenas maravilhas, que soube aliar tradição modernidade, natureza e conforto.

6. Luna Hotel

É o local perfeito para descansar em Tábua. Mas antes do descanso, recupere forças no Restaurante Oliva by Hotel Luna, distinguido no Guia de Restaurantes Seleção Gastronomia e Vinhos 2022 da Região de Coimbra.

7. Go Caravaning

Se é um apaixonado pela natureza, desfrute da liberdade sem renunciar ao conforto e à segurança, com uma estadia nestas autocaravanas.

8. Restaurante Casa Velha

Desfrute dos sabores únicos da gastronomia local neste restaurante bem conhecido dos lousanenses. Siga a sugestão: pataniscas com arroz de feijão, cabrito à moda da casa e chanfana de cabra velha.

9. Earth Consulters

Enquanto visitámos o paraíso que é o Miradouro de Nossa Senhora da Piedade, na Lousã, conhecemos o trabalho da parceira da Quercus, ativa na preservação do meio ambiente e que, ao longo dos anos, desenvolveu uma série de reflorestações no País.

10. Pedrógão Grande

Não perca um dos mais belos postais da região: a ponte Filipina do Cabril. Se a visita se fizer num dia de bom tempo, aproveite ainda para mergulhar na praia fluvial da albufeira da Barragem do Cabril e na Praia Fluvial do Mosteiro.

11. Vila de Rei

Descubra o éden no município que é o Centro Geodésico de Portugal. Aqui há serras, vales e majestosas fragas, montes com vegetação exuberante, rios, cascatas idílicas, praias e um lago azul. E aldeias onde o tempo não tem tempo!

12. Hotel Vale Manso

Nada melhor do que descansar numa encosta sobre o rio Zêzere. Neste delicioso hotel de charme, na Aldeia do Mato, a vista é deslumbrante e o ambiente encantador. A piscina de água salgada foi a cereja no topo do bolo para uma estadia inesquecível.

13. Sardoal

O tamanho deste município mede-se pelo rico património. Não só cultural, mas também no âmbito da fé e da religiosidade, gastronomia e vinhos. Fica o convite para uma paragem na “vila jardim”.

14. Quinta Vale do Armo

Graças ao microclima quente e ensolarado, a região destaca-se pela produção de vinhos suaves e frutados. Aproveite a viagem pela N2 para fazer uma visita guiada a esta quinta moderna.

15. Casa Chef Victor Felisberto

Prove o melhor que a gastronomia da região tem para oferecer neste restaurante elegante, em Abrantes, onde não há detalhes deixados ao acaso. Experimente uma tigelada de carpa com lagostins do rio, cachaço de porco preto e perdiz à moda de Alferrarede.

16. Restaurante A Cascata

O melhor da região leva-nos a outra aventura gastronómica, desta vez nesta casa que conta 39 anos, também em Abrantes. No cardápio recheado de iguarias, o destaque vai para o prato exclusivo e premiado: achigã do rio Tejo com migas da “Mãe”.

17. Ponte de Sor

Uma cidade tão airosa quanto pacata. Aprecie alguns dos ex-líbris locais, como a original ponte pedonal da autoria da artista Leonel Moura, uma obra de arte a céu aberto. O vinho, o mel e o azeito são imperdíveis!

18. Parque de Campismo Orbitur

Pelo caminho, desfrute da calmaria do Alentejo no Parque de Campismo de Montargil, com instalações modernas, alojamentos confortáveis e uma praia emoldurada, perfeita para praticar desportos náuticos.

19. Montemor-o-Novo

Entrar neste município é viajar no tempo. Nesta terra gigante – é o sétimo maior concelho do País –, o passado glorioso convive com o presente dinâmico. Não perca o Castelo Medieval e o Convento da Saudação.

20. Restaurante A Ribeira “Ementa Cantada”

Com a gastronomia regional muito bem representada, este restaurante de Montemor-o-Novo é uma experiência inesquecível para quem viaja pela Estrada Nacional 2.

21. Loulé

Por terras algarvias, dê um salto ao interior para visitar o que esta região tem de bom. Este município é o ponto de destino para os amantes das caminhadas, do golfe e das glamorosas estâncias balneares – Vale do Lobo, Quinta do Lago e Vilamoura.

22. AP EVA Senses Hotel

Em Faro, goze de um merecido descanso nos quartos superconfortáveis deste hotel. Fica numa localização privilegiada, mesmo em frente à marina de Faro, tem restaurante-bar panorâmico com música ao vivo e piscina no último piso.

23. Aquashow

Para terminar em grande, não pode faltar uma boa dose de diversão. Encha-se de garra, entre na Mammothblast e divirta-se com os escorregas e a já famosa montanha-russa.

São muitos os encantos deste nosso país que nem só está à beira-mar plantado. Ao longo de doze episódios, com a Estrada Nacional 2 como linha mestra, embarcámos numa viagem por um Portugal interior menos conhecido, percorrendo os 739 quilómetros que o ligam de norte a sul.

Das ondulantes montanhas transmontanas e beirãs aos cinematográficos socalcos durienses, dos sedutores montados e planícies alentejanos até ao barrocal e às idílicas praias algarvios, a história daquela que é a maior estrada portuguesa, europeia e a terceira maior a nível mundial confunde-se com as estórias de todos nós, e as de todos quantos nos precederam.

Classificada como Estrada Património, dada a sua antiguidade, rapidamente se conclui que, ao longo do seu traçado, esta jornada é muito mais do que maravilhosas paisagens. São 11 distritos, 35 municípios, 11 serras e 13 rios. É um incomensurável património material e imaterial, artístico e histórico.

Um roteiro de redescoberta

É um roteiro pela riquíssima, e ímpar, gastronomia, prova inequívoca da enorme diversidade de Portugal. É a redescoberta da nossa gente autêntica, fiel guardiã de tradições seculares, sempre pronta a receber quem a visita de braços abertos. Mas acima de tudo, é um desafio à descoberta, um convite a desacelerar e a fruir daquilo que sempre cá esteve, e nos últimos anos se tornou um ícone da identidade nacional.

De norte para sul ou de sul para norte

Se a tradição impõe que se comece no quilómetro zero, junto ao marco histórico de Chaves, poderá optar por fazer o percurso inverso, a partir de Faro. E como, com tão vasta escolha, nem sempre é fácil selecionar os principais pontos de interesse ou conhecer bons serviços e alojamentos, siga o nosso roteiro passo a passo ou encare-o como um ponto de partida para criar o seu próprio itinerário. Mais do que uma estrada, a Nacional 2 é um caminho que pode fazer seu.

Se gosta de uma boa roadtrip, a mítica Estrada Nacional 2 aguarda-o. De carro, de mota, de bicicleta ou a pé (sim, há quem o faça), palmilhando-a em poucos dias ou ao longo de várias semanas, sozinho ou bem acompanhado, lance-se ao caminho. Passe a fazer parte da “tribo” que conhece as terras pelos quilómetros dos marcos, que se atreve a partir à descoberta e se deixa levar pelos sentidos enquanto percorre uma rota cheia de contrastes, como o país que está ligado por ela, certa de que cada quilómetro tem muitas histórias para contar.

Coleção de carimbos no passaporte

Para tornar a aventura ainda mais aliciante a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, criou e emitiu um passaporte que contém um mapa da rota e um espaço para ir colecionando carimbos, que confirmam a sua passagem por cada um dos municípios. Para mais tarde recordar. Cada viagem encerra uma história especial, uma experiência única que promete ficar para sempre na memória de quem a vive.

Foram doze episódios, doze etapas. Muitas descobertas com a certeza de que quanto mais conhece Portugal, mais há para descobrir. Nesta nossa jornada, o sucesso foi medido em sorrisos e o derradeiro quilómetro trouxe de volta o sentimento que nos acompanhou desde o início: o desejo de desfrutar do melhor que a Estrada Nacional 2 tem para nos dar.